O Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD), evento integrante do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados – SBBD 2013, é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos em andamento em nível mestrado e de doutorado, na área de Banco de Dados. O objetivo deste evento é propiciar um ambiente construtivo para discussões, no qual os alunos possam ter uma avaliação de seus trabalhos em fase de desenvolvimento, e diretrizes de continuação do trabalho. O workshop permite que seus participantes tenham acesso a um panorama representativo da pesquisa em Banco de Dados no país, estimulando a integração e cooperação de pesquisadores nesta área, além de dar maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial.
Submissões
A submissão ao XII WTDBD deve ser feita através do envio de um artigo (resumo estendido) para o Easy Chair (http://www.easychair.org/conferences/?conf=wtdbd2013) caracterizando o trabalho de mestrado ou doutorado do autor.
Dar-se-á prioridade para a aceitação de trabalhos de doutorado que estejam no segundo ou terceiro ano e que tenham sido aprovados no Exame de Qualificação. Dar-se-á preferência aos trabalhos de mestrado que já tenham proposta aprovada (ou defesa de proposta próxima). Trabalhos em fase de conclusão ou já concluídos não devem ser submetidos.
Os artigos de trabalhos de doutorado devem ser submetidos em inglês. Os artigos de trabalhos de mestrado podem ser submetidos em português ou inglês.
As submissões devem ser acompanhadas de um e-mail do orientador para wtdbd2013@easychair.org, dando ciência da submissão e confirmando se o trabalho submetido preenche os requisitos necessários, citados acima.
Todos os trabalhos devem conter uma folha de rosto e conteúdo, conforme detalhado a seguir:
Folha de Rosto
- , na qual consta exclusivamente:
- Título
- Nome do Aluno
- Nome do(s) Orientador(es)
- Nível (mestrado ou doutorado)
- Nome do Programa de pós-graduação e da Universidade
- E-mail de contato do aluno e do(s) orientador(es)
- Ano/semestre de ingresso no programa
- Época esperada de conclusão
- Etapas já concluídas, com as respectivas datas (exemplos, defesa da proposta, exame de qualificação, etc.)
- Etapas futuras, com as datas previstas (exemplo, data de defesa)
- Resumo em inglês
- Palavras-chave (máximo de 6)
Conteúdo
- , iniciando na segunda página, descrevendo de forma clara e objetiva:
- Problema de pesquisa e caracterização da contribuição
- Fundamentação teórica e trabalhos relacionados na área (visão comparativa).
OBSERVAÇÃO: É importante que os trabalhos nacionais sejam também citados - Estado atual do trabalho
- Desenvolvimento necessário para a conclusão
- Avaliação dos resultados
Formato para Submissão
Formato: PDF (exclusivamente)
Artigos devem ser formatados segundo o modelo da SBC. Maiores detalhes AQUI
Número de páginas para Mestrado: folha de rosto e 6 páginas de conteúdo.
Número de páginas para Doutorado: folha de rosto e 8 páginas de conteúdo.
Trabalhos em formato diferente de PDF, que excedam o número de páginas, violem as instruções de formato ou de pré-requisito não serão considerados.
A aceitação do trabalho implica em inscrição na conferência e apresentação do mesmo, já que o workshop caracteriza-se como como um fórum de debate sobre trabalhos em andamento.
Participação no Workshop
A grande meta do workshop é estimular a discussão sobre trabalhos em andamento. Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o workshop, e discutidos por Corpo Convidado de Debatedores e comunidade presente. O Corpo de Debatedores é composto por pesquisadores de excelência na área de BD. Para trabalhos em nível de doutorado, buscar-se-á incluir entre os Debatedores pesquisadores internacionais, implicando a apresentação e discussão em inglês. Espera-se a participação ativa dos alunos de pós-graduação no conjunto dos trabalhos do workshop, permitindo ao final do evento identificar as principais áreas de pesquisa no país, promover a integração entre as universidades e entre alunos e professores, bem como delinear áreas de atuação para trabalhos futuros.
Datas Importantes
- 07 de Julho de 2013
28 de Junho, 2013– Submissão de artigos - 05 de Agosto de 2013
30 de Julho de 2013– Notificação de aceitação - 12 de Agosto de 2013 – Versão final
Coordenação
Karin Becker – UFRGS – karin.becker@inf.ufrgs.br
Andre Santanché – UNICAMP – santanche@ic.unicamp.br
Comitê de Programa (em formação)
- Altigran Soares da Silva, UFAM
- Carmem Satie Hara, UFPR
- Duncan Ruiz, PUCRS
- Fabio Porto, LNCC
- Javam Machado, UFC
- João Eduardo Ferreira, USP
- José Fernando Rodrigues Júnior, USP
- Leandro Wives, UFRGS
- Maria Cláudia Cavalcanti, IME
- Maria Luiza Machado Campos, DCC/UFRJ
- Marta Mattoso, COPPE/UFRJ
- Mirella M. Moro, UFMG
- Ronaldo dos Santos Mello, UFSC
- Sandra de Amo, UFU
- Valeria Times, UFPE
- Vanessa Braganholo, UFF
- Vaninha Vieira, UFBa